Inclusão no trabalho: o valor agregado da diversidade

Muitas vezes falamos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, mas as empresas ainda fazem muito pouco a esse respeito.
Na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a inclusão no trabalho é fortemente encorajada, pois representa um direito e um dever, bem como um momento fundamental na vida de uma pessoa com deficiência. Especificamente, no Artigo 27, são descritas as medidas tomadas pelos Estados Partes para assegurar um ambiente acessível e inclusivo, como por exemplo a proibição de todas as formas de discriminação; a garantia de oportunidades iguais de emprego e remuneração; acesso à formação profissional; a promoção do empreendedorismo, o recrutamento nos setores público e privado e a progressão na carreira.

Apreciar a diversidade, otimizar o talento e aumentar a inclusão no trabalho pode trazer benefícios tangíveis para a empresa em termos de inovação e produtividade.

Inclusão no trabalho nos Estados Unidos

Em uma pesquisa recente que a Accenture realizou com a Disability: IN e a American Association of People with Disabilities (AAPD), pode-se ler que as empresas mais atentas à questão da inclusão no trabalho trazem benefícios importantes em diversas áreas.

O caso da Enel Itália

Para a Enel, empresa líder no mercado da energia, a diversidade é riqueza.Uma riqueza que nasce do encontro de diferentes perspectivas e competências, capazes de captar e acelerar as necessidades dos clientes, gerando um valor único em termos de inovação.
Em 2018, a Enel iniciou uma colaboração com a Pedius, o aplicativo que permite que as pessoas surdas possam telefonar e ativou um serviço de inclusão no trabalho para todos os seus funcionários surdos que os torna ativos e envolvidos em todas as fases dos processos de trabalho. Por meio do aplicativo Pedius, que utiliza tecnologias de síntese e reconhecimento de voz, os funcionários surdos da Enel podem receber e fazer ligações de seu smartphone ou computador e participar de teleconferências, de forma independente e sem a ajuda de intérpretes.

Os fatores chave para a inclusão

Como é então possível para uma empresa garantir a inclusão no trabalho? Quais são as iniciativas a serem implementadas para criar um ambiente inclusivo?
A Accenture, em seu relatório, indica quatro ações:
Compartilhar histórias de sucesso, demonstrar a validade de ferramentas acessíveis e disseminar ações de inclusão no trabalho pode finalmente tornar as empresas conscientes da riqueza inerente à diversidade.
Picture of Samantha Leone

Samantha Leone

Linguista e intérprete de LIS - Língua Italiana de Sinais - adora escrever e a Guerra das Estrelas. Trabalha em comunicação na Pedius desde 2015.

Inscreva-se em nossa Newsletter: